JATOS

No modelo mais aceito para as RFD, dois jatos são simetricamente ejetados pela região central da galáxia e, através deles, grande quantidade de energia é canalizada para as regiões mais distantes da fonte. Desta forma, podemos ver os jatos como canais que transportam matéria e energia do centro da galáxia e as deposita nos lóbulos. Este modelo passou a ser chamado de “jatos gêmeos”.
 

Não se sabe exatamente do que são feitos os jatos, mas claramente observa-se elétrons de altíssima velocidade. Para preservar a neutralidade do gás, deve haver também prótons ou pósitrons, formando um plasma. Estas partículas emitem radiação eletromagnética. Isto ocorre quando partículas carregadas como os elétrons se movem através de um campo magnético com velocidades próximas a velocidade da luz. Este tipo de radiação é chamada radiação sincrotrônica ou não-térmica.

 
O processo que lança os jatos de plasma ainda não é bem conhecido. Acredita-se que eles são gerados próximo de um disco de acresção formado em torno de um buraco negro super massivo existente no núcleo da galáxia hospedeira. O buraco negro (BN) é alimentado pelo gás interestelar que é atraído pelo intenso campo gravitacional. Como a água que escoa girando no ralo de uma pia, este gás forma o disco de acresção. A matéria que cai em direção ao BN choca-se na parte mais interna do disco que se torna bastante espesso, encobrindo quase todo o BN excetuando-se a região dos pólos. É por estas duas aberturas na forma de funil onde existe um intenso campo magnético, que a matéria é acelerada para criar dois jatos opostos.

A velocidade dos jatos é inicialmente supersônica e em muitos casos relativística. Ao se propagar através do gás ambiente, o jato produz uma forte frente de choque. O gás é comprimido e expande lateralmente enquanto o jato avança. As estruturas observadas das RFDs são consequência da propagação dos jatos. Portanto, os jatos são componentes críticos das RFDs. Entretanto, estes são geralmente componentes de fraca emissão de rádio e na maioria dos casos não são facilmente observados.

Simulação Hidrodinâmica de um Jato
 

VOLTAR