Eventos Astronômicos

EM PORTUGUÊS

Materiais de ensino

Oficina de Astronomia
Mostra algumas atividades que podem ser usadas para colocar a astronomia em prática. Informações sobre o sistema solar, relógios de Sol, como construir uma luneta, gravitação e muito mais. Criado pelo Prof. Canalle da UERJ.

Publicações de Divulgação Científica
Site do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas com links para páginas de divulgação da física e materiais para impressão

Biblioteca Virtual de Astronomia
Um programa do MCT / CNPq / IBICT, coordenado pelo Observatório do Valongo/UFRJ.

Projeto Sky
Projeto de apoio ao ensino de astronomia para escolas do ensino fundamental e médio. Elaborado pelo Grupo de Ensino de Ciências e Tecnologia em parceria com a USP.

AstroBand
Sobre o curso de astrofísica do Colégio Bandeirantes.

Análises e Propostas para o Ensino de Astronomia
A página demora para abrir, mas a espera compensa!

Textos de Introdução à Astronomia e Astrofísica
Praticamente um livro virtual. Muitas ilustrações, informações históricas e teorias numéricas. Criado e mantido por astrônomos da UFRGS.

Astronomia Tupi
Informações sobre arqueoastronomia brasileira. Criado pelo professor Germano Afonso da UFPR.

Ciência Hoje na Escola

Textos introdutórios sobre o céu e seus fenômenos (ver item "Céu e Terra").

Jornal da Ciência Online
Notícias diárias sobre a ciência nacional, incluindo astronomia.

Laboratório Virtual da Escola do Futuro da USP
Simule experiências físicas reais, leia notícias científicas em linguagem acessível, tire suas dúvidas com um físico e muito mais.

Star Child
Um centro de aprendizagem para jovens astrônomos. Glossário astronômico, informações sobre astronáutica, sobre o Sistema Solar e o nosso universo. Um projeto do HEASARC/NASA.

Livros de autores portugueses
Lista com dicas de Livros de Astronomia e divulgação de Astronomia escritos por autores portugueses.

Observatórios ligados a universidades brasileiras

Observatório Abrahão de Moraes - USP
Observatório Antares - UEFS
Observatório Astronômico do CCNE - UFSM
Observatório Astronômico da Escola de Minas - UFOP
Observatório Astronômico da Serra da Piedade - UFMG
Observatório do Pico dos Dias - LNA/MCT
Observatório do Morro Santana - UFRGS
Observatório do Valongo - UFRJ

Observatório da UEPG - PR

EM INGLÊS

Astronomy Picture of the Day
A cada dia uma foto diferente com explicações dos fenômenos. Mesmo que não haja o domínio do inglês, é interessante ver as imagens.

Sloan Digital Sky Survey
Um projeto de mapeamento do universo. Informações sobre galáxias, evolução estelar, processamento de imagens, questionários...

APOD Educational Links

Amazing Space

Quest
Site dedicado à divulgação da astronomia para educadores e alunos. É possível participar de chats em tempo real com cientistas, assistir vídeos, conectar-se à NASA TV, pesquisar biografias, etc.

Science @ NASA
As últimas novidades científicas.

CBAT and MPC Headlines
Links para as últimas notícias, coordenadas e efemérides de asteróides, cometas, satélites naturais, novas e supernovas.

European Southern Observatory Photo Gallery
Interessantes imagens do céu austral feitas pelos instrumentos do ESO.

Stellafane
Site para aqueles que gostam de pôr a mão na massa e fazer seus próprios instrumentos. Muitas dicas e idéias para quem quer entender o funcionamento e as etapas de construção de um telescópio.

Download DS9
Site para baixar o software, de visualização e estudo de imagens astronômicas em formato .fits, DS9. O programa é gratuito e possui muitas ferramentas úteis para trabalhar com imagens obtidas com telescópios.

Participantes:

CMPA