Como Observar

Para obter as imagens dos astros em tempo real, ou seja realizar as observações astronômicas, as escolas devem solicitar o uso de telescópio através do preenchimento de um formulário.
A equipe do projeto, após receber as inscrições, vai agendar uma data para cada escola e fornecer todas as informações necessárias para a realização das observações solicitadas. Algumas idéias de projeto já estão disponíveis, desde as mais simples até as mais sofisticadas. Para escolher o projeto mais adequado para sua escola, recomendamos a leitura do material didático referente às atividades sugeridas.

Em resumo, o procedimento para solicitar as observações é o seguinte:

1. Navegue até a webpage de um dos telescópios de sua escolha (Na página principal, clicar na imagem em que aparecem os telescópios. Ex: IAG, INPE, UFSC, e etc.).

2. Escolha uma das atividades sugeridas ou elabore seu próprio projeto.

3. Verificar datas disponíveis e escolher os dias de sua preferência. Isso pode ser feito através das informações no site de cada observatório ou, caso o observatório ainda não possua um site, através dos contatos fornecidos (endereço de email).

4. Preencher o formulário de solicitação de telescópio fornecido na webpage do telescópio escolhido. Novamente, caso o observatório escolhido não possua um site, entre em contato com a pessoa responsável.

5. Aguardar o contato por email dos membros da equipe do projeto, que enviarão as instruções para a realização das observações.

6. A equipe também fornecerá o apoio às escolas quanto ao uso das imagens astronômicas para atividades de ensino.

7. O software recomendado para o tratamento das imagens é o DS9. Clique aqui para ver o manual do usuário.

Desejamos a todos boas noites de observações com os Telescópios na Escola!

Participantes:

CMPA